segunda-feira, 29 de Abril de 2024  04:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-06-2011

Serviço Educativo Municipal com gestão global.


“Criar pontos de encontro” é o lema do novo programa de Serviço Educativo Municipal de Ílhavo. São vários os equipamentos à ...

“Criar pontos de encontro” é o lema do novo programa de Serviço Educativo Municipal de Ílhavo. São vários os equipamentos à disposição e que a autarquia , agora, reúne numa gestão conjunta. Os objectivos são claros e foram traçados pelo Vereador Paulo Costa, esta manha, na biblioteca municipal, na apresentação do programa: "Queremos, por um lado, conferir continuidade ao trabalho que temos vindo desenvolver. Fruto da experiência que tivemos introduzir novos programas e uma nova forma de gestão, devidamente integrada, devidamente coordenada, para dessa forma podermos sermos mais eficazes naquilo que fazemos. Contribuir também para uma geração mais informada, mais empreendedora e mais responsável. Contribuir para um sentimento de pertença, de comunidade, e comunhão entre toda a população do nosso município. Estruturar também de forma mais clara a oferta que temos nos vários espaços, temos um conjunto diversificado de serviços que prestamos era de facto urgente termos esta oferta mais coordenada. Também divulgar o município fora de portas. Temos a noção também que muitas das pessoas que vêm ao nosso município, vêm através dos serviços educativos que já existem, voltam mais tarde com as suas famílias e queremos também ao nível turístico e de divulgação este produto possa ser um produto também que nos ajude nos nossos objectivos. É importante ainda a participação de toda a comunidade para se atingirem os objectivos propostos”.

A comunidade educativa do município de Ílhavo vai ter um tratamento especial. Pretende-se que em cada ciclo de ensino, do pré-escolar ao secundário, se atinjam objectivos de conhecimento e de formação ao nível dos serviços educativos que os vários equipamentos propiciem. Falamos nomeadamente do Museu Marítimo de Ílhavo e do Navio Museu Santo André, os Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, da Biblioteca Municipal, da Escola Municipal de Educação Rodoviária e do Centro de Educação Ambiental. “Sabendo que em Portugal são muito poucos os municípios com uma oferta de serviço educativo com esta riqueza, diversidade e com uma proximidade tão grande entre os equipamentos que estão em causa nesta oferta. A distância de automóvel entre os dois equipamentos que ficam mais longínquos é de cerca de 10 minutos, o que diz bem da proximidade desta oferta, o que facilita a vida, nomeadamente, da Comunidade Educativa, que é o cliente principal ao qual se dirigem estes serviços”, adiantou o Presidente da Autarquia, Ribau Esteves.

Além da comunidade educativa do município, os novos seniores, as IPSS e outras associações, também comunidade educativa dos Municípios da CIRA e de todo o país, o público em geral, são os alvos preferenciais do Programa.

Ribau Esteves vai mais longe e considera que este programa é importante até ao nível da valorização turística de Ílhavo, refere que “com este formato procuramos conquistar públicos que não têm a oportunidade de fruir deste tipo de oferta como nós temos. Hoje, em Portugal, visitar um navio de pesca só há um sitio onde é possível. Aqui. Hoje, em Portugal, visitar e fruir de uma experiência de uma Escola Municipal de Educação Rodoviária é difícil. São muito poucos os sítios. Esta oferta dinamizada desta forma visa muito buscar esse tipo de público que fomos detectando ao longo do tempo que existe e que está ao nosso dispor para ser conquistado. Apenas nós não o fazíamos desta forma. A oferta estava ao dispor mas num exercício pontual sem articulação e sem essa propositura de programa”.

Este novo programa, Serviço Educativo Municipal de Ílhavo, é para por em prática já em Setembro, é estruturado a 3 anos e contará com avaliações anuais.

Outro elemento a reter, a Câmara de Ílhavo vai disponibilizar de forma gratuita, o transporte para as escolas do Município usufruírem deste plano, hoje divulgado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®